Designers x Micreiros…

 designers.jpg

Bem… coisa meio certinha…

como trabalho com design de web…

achei esse texto massa…

O maior problema do design no Brasil é que ele ainda não é
regulamentado. Isso traz sérios problemas para os designers que
estudam durante 4 anos uma faculdade de design gráfico (desenho
industrial, etc) e precisam concorrer com publicitários, arquitetos,
artistas e os pseudo-designers – ou micreiros, pessoas que fazem curso
de photoshop durante 6 mêses ou menos e dizem ser “design” (sic). Mas
por que os designers formados / em formação são os mais recomendados a
se fazer um trabalho gráfico, embora geralmente sejam mais caros que
os micreiros?

Os micreiros não possuem o conhecimento necessário para se fazer uma
arte gráfica, como uma identidade visual, cartaz ou cartão-de-visita.
Fazer coisas assim não basta apenas saber como operar um programa de
computador (lógicamente, ajuda muito).

Para fazer-se uma identidade visual para uma empresa é preciso ter
noção de como vai ser reproduzido a logo, como vai ser utilizado,
aonde vai ser utilizado, qual o significado que ele deve repassar aos
clientes, como que a logo pode ajudar a aumentar a venda do cliente (e
por consequência, gerar lucro para ele). Para conseguir isso, é
necessário haver contato com o cliente, fazer um briefing, gerar e
apresentar amostras, explicar elas, defender elas e finalmente montar
o manual de identidade corporativa.

O que um micreiro faz? Ele pega o nome da empresa, coloca em um tipo
“legal” e faz uma “logomarca” (logomarca não existe!*) que fica
“bacana”, cheio de efeitos de degradê e blur. O micreiro vai repassar
essa logo ao cliente em formato JPEG ou até mesmo PSD, mas que
provavelmente não vai poder ser redimensionando sem destruir a
qualidade da imagem, além de não seguir formas de função e de Gestalt.
Mas isso não diz nada ao cliente, pois o micreiro vai pedir R$ 50,00
pra fazer uma logo. E isso é muito mais significativo do que o
designer que pede R$ 5.000,00 pelo mesmo trabalho (profissionalmente
feito, lógico).

Mas já que o vocabulário “designerístico” (sim, essa palavra não
existe) não condiz com o vocabulário do cliente, vamos utilizar de
perguntas básicas:

1) Você contrataria uma pessoa que tivesse 35 anos, miopia de 15 graus
nos dois olhos, sem óculos, que reprovou 12 vezes no teste de direção,
tivesse uma ficha criminal com 16 multas por excesso de velocidade,
estacionamento em local inapropriado, acidente e por dirigir
embriagado para ser o motorista da sua empresa?

2) Você contrataria um jardineiro, sem o segundo grau completo, semi-
analfabeto, com 18 anos de idade e 3 anos de jardinagem que tenha pais
que nunca sequer chegaram a 6a série do ensino fundamental, para
projetar e construir a casa que vai abrigar você e sua família?

3) Você contrataria uma pessoa uma pessoa que passou 2/3 de sua vida
em um presídio por roubo a mão armada, sonegação de impostos, desvio
de dinheiro e lavagem de dinheiro para ser o tesoureiro ou responsável
pelo departamento financeiro da sua empresa?

4) Você contrataria um garoto de 16 anos que há vários mêses têm
jogado um simulador de vôo no seu computador para ser o piloto do
jatinho novo que sua empresa adquiriu?

Se sua resposta foi “não” em todas as perguntas acima, então por que
você contrataria alguém que não tenha noção de design para cuidar da
primeira coisa que alguém vai notar na sua empresa: o visual dela.

Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica, certo? Então
fazer uma má primeira impressão é lógicamente inviável.

Você é micreiro? Defenda-se! Estamos aberto a discussões!

* A palavra “logomarca” é redundante, além de inexistente. Como disse
Alexandre Wollner (um dos fundadores da ESDI, primeira escola de
design do Brasil), “Logo e marca são meramente a mesma coisa,
portanto, banam do seu vocabulário”

Créditos: Retirado da Internet

Anúncios

One Response to Designers x Micreiros…

  1. Alex disse:

    bem..eu sou um micreiro?
    fiz 3 anos de escola panamericana de artes e design!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: