Ask To Quit

Clique aqui para encontrar os melhores DVDs com os melhores preços

frases.jpg

“Sob o título “The elite squad”, ”Tropa de elite” não foi unanimidade, mas causou sensação no Festival de Berlim, onde estréia nesta segunda-feira (11). Apesar de os inesquecíveis bordões do Capitão Nascimento terem sido todos narrados ou traduzidos com neutralidade, a reação da crítica foi positiva(…)

(…)Não é preciso nem dizer que metade do charme do filme se perde na tradução. Pede para Sair virou “ask to quit’. “O senhor é um moleque” virou “you’re punk”. A goiabada servida no quartel da polícia virou “fresh jelly” e “o fogueteiro” do tráfico virou “the boywatcher”. A essência do primeiro longa-metragem de ficção do diretor José Padilha não se perde. Já a piada…

“O senhor é um fanfarrão” virou algo como “you’re buffon”. Sem contar que a grande maioria de expressões que fazem do filme um dos mais citados do cinema brasileiro recente não foi simplesmente traduzida. Pudera, como traduzir, e narrar, ao mesmo tempo, expressões como “vaza”, “xaveco”, “caveira!” (o grito de guerra do Batalhão de Operações Especiais da Polícia do Rio era simplesmente ouvido, mas não houve como explicar para a platéia o que significava o tal grito toda vez que ele era repetido no filme?) e “nunca serão” (a provocação dos veteranos aos novatos virou um insosso “never will be”). Sem contar que “põe na conta do Papa’ não tem a mínima graça quando traduzido para “on pope’s account'(…)

(…)E para citar só mais algumas, digamos, lacunas da versão para o inglês, “pega o saco”, “traz o saco para ele” (a “delicada” tática de persuasão usada pelo Bope no filme) virou “bring the plastic bag”. Safado virou “asshole” e “quebra essa” virou “can you see my point”(…)

Será que estreando em Berlim agora, esse filme tem chances de concorrer ao Oscar do ano que vem?? Veremos

=]

Para ler a matéria completa clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: